sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SUBCOORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2012 – ANO DO COOPERATIVISMO 


Escolhido para ser comemorado o Ano do Cooperativismo, 2012 também será significante para os catadores de materiais recicláveis na cidade de Santo Amaro. O trabalho de pesquisa da estudante Nilzete Maria dos Santos Benedicto do 7° semestre de Serviço Social, da UFRB, contribuiu para que os catadores reiniciassem a proposta de formação de uma Cooperativa de Coleta Seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP firmou parceria com o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, UNEB e UFRB e vem realizando várias atividades e ações com os catadores, dentre elas a equipe de Educação Ambiental fez aplicação de um questionário cadastrando todos os órgãos e instituições na escala federal, estadual e municipal, e em andamento, os estabelecimentos comerciais, para que todos possam participar ativamente da coleta seletiva.
A Secretaria também enviou ofício, solicitando apoio da CONDER, que mandou um técnico para realizar diagnóstico acerca do projeto para implantar a coleta seletiva na cidade, atendendo ao que preceitua a Lei n° 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O Prefeito Ricardo Machado sensível a esta causa doou em Regime de Comodato uma área para construção de um centro de atendimento para oficinas de Educação Ambiental, horto escola e usina de compostagem.
“Agora é a vez de todos os cidadãos, cidadãs, funcionários, comerciantes se unirem em prol de um trabalho consciente e sustentável já que agora, com a Lei n° 12.305/2010, todos serão responsáveis pelos resíduos gerados, e nada melhor do que fazer a coleta seletiva no próprio local, para que, com este gesto, o trabalho dos catadores tenha dignidade.” – explica a Subcoordenadora de Educação Ambiental, a Educadora Patricia Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário